domingo, 24 de outubro de 2010

Competições

Esse é um assunto muito bom de ser abordado, ainda mais por que há pouquíssimo tempo eu estive em uma. Eu gosto muito de competições, gosto pelo clima mesmo, de você estar com outras pessoas medindo o seu e os limites delas. O grande problema é quando a competição é confundida com guerra e as pessoas começam até a abdicar de seus próprios princípios para ser o vitorioso.
Isso aconteceu e muito, nessa competição que participei, mas vamos desde o início : Era uma "gincana" ambiental, onde grupos de 10 pessoas deveriam recolher materiais recicláveis, esses os rendiam pontos, seja por unidade, quilo, ou litro.
Uma forma legal e coletiva de ajudar o meio ambiente. O prêmio para o grupo vencedor seria 10 passagens para um parque aquático; o prêmio era mais para ser um tipo de incentivo, e acabou funcionando até demais. Com o tempo as pessoas começaram a levar o jogo a sério demais, o que levou vários grupos do jogo a acabar fazendo o mesmo, até que eu percebi que o prêmio já não era o suficiente para ninguém, o verdadeiro intuito era ganhar e ponto final. Foi aí que começaram os problemas: era gente matando aula para catar "lixo", era fulano comprando coisas de lugares, tinham grupos que invadiram as salas do maternal para encontrar algo nas lixeiras,tivemos direito até a espiões cedendo informações a outros grupos e por aí vai ... O que me preocupa é que se estas pessoas fazem esse tipo de coisa por uma coisa tão banal, imagina do que serão capazes com coisas mais sérias?
Eu confesso que diante disso tudo eu acabei caindo na pilha e quis muito e mesmo ganhar esse jogo, porém a diferença do meu grupo com inúmeros outros foi bem simples: Obedecemos aos nossos limites, sem querer passar por cima de ninguém e temos a consciência limpíssima de que não fizemos nada de errado partindo de nossos princípios. É claro que certas coisas feitas por outros podem não ser consideradas erradas para tais, mas isso aí já é uma questão de criação e não tem nenhuma ligação com o tema.Não estou dizendo que meu grupo era o único imaculado, claro que vários outros trabalharam "honestamente", o que eu sei é que se não ganharmos, pelo menos teremos em mente que ajudamos o meio ambiente, por que muito gente mesmo não faz isso, e também saberemos que não desviamos nem um pouco nossa conduta. Continuo gostando de competições e enfrentarei mais uma mês que vem, mas agora será diferente, é uma competição de vôlei, torçam por mim , rs
Amanhã vai sair o resultado da gincana, então o postarei em breve,

Adíos .

0 comentários:

Postar um comentário